Para nós, da atual diretoria da ABIH, 2011 foi um ano repleto de desafios. Somos uma equipe nova e relativamente inexperiente nesse “ramo”, mas cheia de vontade de acertar.

Em janeiro, começamos a tomar pé da situação da ABIH, e soubemos então que a entidade que nos representa profissionalmente no nível nacional se encontrava em precária situação financeira e jurídica. A documentação encontrava-se toda em atraso no cartório, impedindo a movimentação bancária e a reativação do site sob o domínio abih.org.br. Além disso, havíamos perdido parcialmente a representatividade junto à ANVISA.

Hoje, quase 1 ano após nosso “reinício”, tenho orgulho de dizer que conseguimos muito:

  • Enviamos a documentação necessária para regularização da ABIH junto ao cartório de Belo Horizonte. Isso é um grande feito pois tivemos que conseguir assinaturas de membros de diretorias anteriores e recuperar uma grande quantidade de informações;
  • Aprovamos em Assembléia um novo Estatuto, compatível com o novo Código Civil, que permitirá a organização das regionais, o acesso aos profissionais e a sustentabilidade da ABIH. A validade deste Estatuto depende da regularização cartorial da ABIH, que ainda segue pendente.
  • Reativamos o site – e até mesmo temos um novo logo! – sob o domínio abih.net.br; que deve ser um canal em expansão, com capacidade para aproximar as regionais e a ABIH, além de abrir caminhos infinitos para e-learning, visibilidade e até mesmo patrocínio. Dentro do site, também está o espaço para o Portal JIC (vide abaixo).
  • O projeto do nosso periódico científico, o Journal of Infection Control, também saiu do papel. Dois membros da nossa Diretoria fizeram o curso para editores do SEER e agora colocarão toda a mecânica do portal em funcionamento para começarmos a captar artigos científicos em português, disponibilizando gratuitamente seu conteúdo para todos. Futuramente, tentaremos o financiamento para versão em inglês dos artigos, para que possamos buscar a indexação internacional.
  • Reiniciamos nossa participação nas reuniões em Brasília, reafirmando nossa cadeira na Comissão Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (ANVISA) e na discussão de temas específicos – recentemente participamos da discussão da Consulta Pública 30/2011 que trata de procedimentos endoscópicos.

Temos vários objetivos para 2012, muito mais ambiciosos:

  • Do ponto de vista organizacional, precisamos efetivar a homologação da documentação da ABIH no cartório de Belo Horizonte.
  • Alguns projetos que se iniciaram e precisam de continuidade são: o projeto de oficinas em Controle de Infecção no Brasil, a ser realizado em parceria com as Regionais em abril/12 e o projeto de recuperação histórica da ABIH, com dados sobre a fundação, diretorias passadas e suas conquistas.
  • A participação efetiva na organização dos futuros Congressos Brasileiros.
  • A reavaliação do andamento do processo referente ao Congresso de Salvador.

Creio que isso resuma um pouco do que enfrentamos em 2011 e dos desafios que temos pela frente. E eu fico feliz de podermos partilhar este progresso de modo transparente com todos os Controladores de Infecção do país através deste site. Os colegas que estiveram na Assembléia Geral em Brasília (agosto) e os colegas da APECIH sabem que esta transparência foi nossa proposta desde o início, e agora está concretizada.

Agradeço a todos que acreditaram que isso fosse possível, e agradeço muito mais àqueles que ajudaram a fazer acontecer. Precisamos, cada vez mais, de braços que trabalhem conosco, ajudando a colocar a ABIH onde ela precisa estar.

Um forte abraço e FELIZ 2012!

Luis Fernando Waib

Presidente Interino – ABIH

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52