Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde [OMS] tem chamado atenção de todos os países sobre a importância da assistência à saúde ser realizada de forma segura para o paciente.

Centenas de milhões de pacientes são afetados a cada ano por infecções relacionadas à assistência a saúde [IRAS], levando a uma mortalidade significativa e perdas financeiras para os sistemas de saúde.

Considerando que as IRAS ocorrem em larga escala no mundo, as quais causam sérios danos aos pacientes e que podem ser prevenidas por medidas simples como a higienização das mãos, a OMS vem se empenhando em orientar e instrumentalizar profissionais de saúde para prevenção e controle de tais agravos.

Nessa perspectiva, em outubro de 2005 a OMS lançou a campanha CLEAN CARE IS SAFER CARE que teve por objetivo promover as melhores práticas de higienização das mãos globalmente, em todos os níveis de cuidados de saúde, como um primeiro passo no sentido de garantir elevados padrões de controle de infecção e uma política consistente de segurança do paciente. A partir de então, a Organização tem emitidos vários relatórios, manuais técnicos, informativos no site, etc.

Não deixe de ler o último relatório elaborado sobre esse tema [WHO 2011]. O mesmo apresenta informações relevantes sobre as IRAS com dados epidemiológicos, carga global da doença, custos relacionados, entre outros itens!!

Você pode acessá-lo na íntegra em Report on the Burden od Endemic HCAIs_WHO 

                                                                                                                                                                                                                          – Kátia Costa

 

Be Sociable, Share!

Tags: , ,

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52