Do site Band.com:

Uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Lavagem de Mãos,celebrado em cinco de maio, terá início mais cedo no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de abril, o hospital estadual iniciará algumas ações educativas para alertar principalmente os profissionais de saúde, bem como os pacientes sobre a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças.

Na programação desta quarta-feira também está prevista a apresentação teatral do grupo Ludica que visitará os setores do Instituto para ensinar os passos da higienização correta das mãos. O grupo irá se apresentar no anfiteatro da unidade, às 8h, 11h, 14h e 16h.

A equipe da CCIH (Comissão do Controle de Infecção Hospitalar) do Instituto, responsável pela campanha, também reforçará as orientações com a disponibilização de um guia com 10 passos para a limpeza adequada das mãos.

Segundo o responsável pelo CCIH, infectologista Nilton Cavalcante, o hábito de lavar as mãos é o primeiro procedimento clínico básico para qualquer profissional de saúde. Ele explica que mãos limpas ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.

“Essa campanha contribuirá para aumentar a segurança na assistência hospitalar e vai fortalecer um hábito essencial de higiene que pode evitar complicações no quadro de saúde dos pacientes internados no hospital”, esclarece.

 

Nota: essa é a época do ano em que vários hospitais se mobilizam para lembrar do tema Higiene de Mãos. Isto porque foi em um dia 15 de maio que Ignaz Phillip Semmelweis pregou sua famosa carta na porta da Maternidade de Viena, ordenando que todos os médicos deveriam lavar as mãos antes de examinar suas pacientes – e mudou a história para sempre. Fica registrado o apoio da ABIH a todas as CCIHs/SCIHs que decidam fazer desta data um momento de reflexão, com iniciativas criativas para envolver e conscientizar os profissionais da área da saúde neste tema tão importante.

— Luis Fernando Waib

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52