Olá colegas!

A atual Diretoria da ABIH está buscando retomar um trabalho há tempos perdido. Em contato com as Associações Regionais, nos deparamos com uma realidade repleta de dificuldades e desafios, talvez reflexo da desestruturação que nossa querida ABIH sofreu. Uma questão fundamental (além de estatutária) era de elaborarmos um Censo de profissionais associados, de modo a melhorar nosso foco de trabalho.

É fundamental que as Associações Regionais tenham acesso aos associados adimplentes para efeito de concessão de desconto em eventos, acesso a publicações, etc. Além disso, faz parte da “cidadania” da ABIH: somente associados quites com suas anuidades podem participar de assembléias, votar, se eleger a cargos diretivos, e assim por diante.

Hoje, a ABIH possui 961 associados e 982 associações em suas Regionais. Isso porque 21 associados possuem duplo registro (12 médicos, 7 enfermeiros, 1 odontólogo e 1 farmacêutico), invariavelmente um em seu estado de origem, e um na Regional Paulista (APECIH).

Em termos de formação, os associados médicos são maioria (436), e não os enfermeiros (424). Embora a diferença seja pequena, nossa impressão era de que os enfermeiros eram ampla maioria.

Das 11 Regionais, o maior número de associados é da Paulista (APECIH), com 712 associações, uma impressionante desproporção com o restante do país.

Muitas outras informações podem vir da análise destes dados, mas esse não é nosso principal objetivo neste momento.

Precisamos valorizar, prestigiar e fortalecer o trabalho das Regionais existentes, e fomentar a criação das que ainda não existem, de modo a permear a cultura do Controle de Infecção no território nacional. Neste projeto, todos os profissionais tem a ganhar, bem como os hospitais em que trabalham e, em última análise, seus pacientes.

Chamamos os colegas que vivem e trabalham em estados que não possuem uma Regional a se reunirem, montarem seus Estatutos e se registrarem como Associação. A ABIH está pronta para ajudá-los neste trabalho.

Um forte abraço,

 

Luis Fernando Waib

Presidente – ABIH

 

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52