A Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções – AMECI, lança em novembro, no Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, pela editora Coopmed, o seu novo manual: “Epidemiologia, Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”.

As infecções relacionadas à assistência à saúde – IRAS, são responsáveis pelo aumento dos casos de mortalidade e morbidade, por onerar os serviços e gerar transtornos psicológicos para os pacientes e seus familiares. Levar aos profissionais dos diversos níveis do cuidado as boas práticas de prevenção às IRAS, qualificando o cuidado e reduzindo os danos aos usuários do serviço de saúde confere fundamental importância ao Manual.

As principais evidências científicas relacionadas ao controle e prevenção das IRAS e a segurança do paciente pautaram a escolha dos temas.

Para a elaboração do conteúdo, a AMECI contou com a colaboração de mais de 60 profissionais de serviços e instituições de reconhecido valor científico, das mais diversas regiões do país. Entre eles: Dr. Edmundo Machado Ferraz, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consultor do Programa Cirurgia Segura OMS/ OPAS/ ANVISA; Dr. Renato Couto, Doutor em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Dr Luís Fernando Waib, presidente da ABIH; Dra Rosana Rrichtmann, Doutora em Medicina pela Universidade de Freiburg – Alemanha e Infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas – SP; Enfa. Cristiane Schmitt, Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP, Adriana Cristina de Oliveira, Enfermeira , Pós-Doutora pela Universidade de Nova York e Professora Associada do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Dra. Roseli Calil, Médica, Especialista em Pediatria pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria e consultora em Neonatologia da Área Técnica da Saúde da Criança – Ministério da Saúde.

Entre os temas escolhidos estão a segurança do paciente focada na melhoria dos processos de trabalho dentro de um programa de qualidade assistencial; a epidemiologia e sua interface com a gestão de auditoria; a abordagem dos serviços de apoio como ícones na assistência do paciente; as principais diretrizes de prevenção das infecções nas diversas topografias; a visão moderna da cirurgia segura e a resistência bacteriana.

Guilherme Augusto Armond

Presidente da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções – AMECI

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52