Para conhecimento de todos, um resumo do que foi discutido na reunião da Comissão Nacional de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, que ocorreu em 12/12/2012 nas dependências da GVIMS/ANVISA:
– Consolidação a avaliação do Programa Nacional, de acordo com a ferramenta da OMS.
– Identificação de elementos e Esboço do Programa Nacional de PCIRAS.Este tema foi o primeiro da pauta e seguramente o mais trabalhoso. Começou com a avaliação da percepção da Comissão Nacional sobre a existência dos Core Components (componentes básicos, fundamentais) de um Programa Nacional de Controle de IRAS. A discussão foi ampla e difícil, e a conclusão é que todas as ações da GVIMS (a gerência da ANVISA responsável pelo tema) e demais ações da ANVISA e do MS que dizem respeito ao CIRAS perdem eficácia e efetividade porque não estão agrupadas em um programa formal. Ficou definido, portanto, que a Comissão passará a escrever o Programa Nacional, definindo eixos prioritários de ação (são muitos os eixos que faltam para um efetivo Programa Nacional, será preciso priorizar), metodologia geral, metas e estratégias para o que foi priorizado. O prazo é fevereiro/13.

– Definição do cronograma de reuniões para o ano de 2013
Ficou definido que no primeiro semestre haverá reuniões em fevereiro e maio.– Indicadores de Infecção em Diálise  

Os responsáveis pela revisão da RDC 154/2004 (hemodiálise) solicitaram contribuições e sugestões para a seção que trata do programa de controle de infecções e eventos adversos. Várias sugestões foram feitas, incluindo treinamento periódico obrigatório para precauções padrão e contato, bem como reciclagem em critérios diagnósticos. Uma grande discussão se seguiu, a respeito da necessidade de maior disponibilidade do RT, com alguns membros defendendo a existência de um profissional em dedicação exclusiva, outros defendendo carga horária exclusiva mínima, e outras sugestões. A revisão da RDC será colocada em breve para consulta pública.– Relatórios necessários sistema de informação em IRAS

Não foi discutido por falta de tempo. (Desta vez, a Comissão abriu mão de sair para o almoço, e se virou com marmita no refeitório da ANVISA mesmo, porque a carga de discussões foi muito grande).

[Luis Fernando Waib]

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52