Caros colegas,

A ABIH está novamente na reunião da CNCIRAS, na GGTES/ANVISA. A pauta de hoje é a análise do texto final do Programa Nacional de Controle de IRAS.

Estamos no momento na fase de informes iniciais, e a Comissão está discutindo os seguintes temas:

1. Está sendo desenhada uma nova relação entre a Câmara Técnica de Resistência Microbiana (CATREM) e a CNCIRAS, para maior integração e alinhamento de ações

2. Uma mudança de rumos foi feita no fluxo de informações, escopo e porte do sistema de notificação de IRAS da ANVISA. Em função do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o sistema de notificação será integrado ao sistema de notificações de eventos adversos. Um sistema provisório será feito para contemplar a RDC, e um sistema mais amplo, com escopo para notificação compulsória de todas as IRAS, virá em seguida.

3. Serão feitas oficinas de capacitação em todas as regiões para divulgar essas novas diretrizes: Recife, Curitiba, Belém ou Manaus e Brasília.

4. Uma grande discussão sobre o novo sistema de notificação se inicia. Notificação de dado agregado ou de casos individuais? Decidido que é melhor para os serviços de saúde o envio de dado agregado, para que seja evitado o retrabalho.

5. Sugerimos que apenas as IH contempladas no PNCIRAS sejam consideradas obrigatórias, e as demais IH possam ser enviadas em caráter voluntário. A proposta foi aceita em caráter de unanimidade.

 

*** reunião em andamento ***

[Luis Fernando Waib]

Be Sociable, Share!

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52