A Agência Nacional de Vigilância Sanitária [ANVISA] lançou no início de setembro/13 o documento intitulado: “Comunicado de Risco Conjunto No. 001/2013”, que trata  da “utilização de agulhas de crochet como instrumental cirúrgico em procedimento de cirurgia vascular periférica”.

Embora contrariando as recomendações dos profissionais de saúde que atuam nas áreas de Controle de Infecção Hospitalar, Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, cirurgiões vasculares utilizam amplamente esse tipo de agulha “caseira” nas cirurgias de varizes, por exemplo, que realizam nas unidades de saúde.

Mediante às inúmeras demandas que chegaram na ANVISA sobre esse tema, a Gerência de Regulação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde [Grecs/GGTES] e a Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde [Gemat/GGTPS], resolveram unir esforços emitindo tal documento norteador, no sentido de reforçar às infrações sanitárias sob as quais todas as instituições de saúde no país estão sujeitas, caso persistam em utilizar agulhas de crochet para qualquer procedimento em saúde.

Vale a pena conferir o documento e mais que isso, apresentá-lo ao Diretor Técnico da sua instituição para que providencias sejam tomadas juntos aos cirurgiões vasculares!!

Você pode acessar o documento em: Comunicado de Risco 001 Agulhas Crochet 020913

                                                                                                                                                                                                                                                    Kátia Costa

Be Sociable, Share!

Tags: ,

Veja Também:
Fatal error: Call to undefined function related_posts() in /home/httpd/vhosts/abih.net.br/httpdocs/wp-content/themes/gm/single.php on line 52