1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids

 01/12/2020

Adotada no Brasil em 1988, esta data marca a luta mundial pela conscientização a respeito da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.  

Você sabia que...

Muitos indivíduos soropositivos (portadores do HIV) vivem durante anos sem desenvolver a doença, mas podem transmitir para outras pessoas principalmente através de relações sexuais desprotegidas, bem como por meio não sexual, mediante o compartilhamento de seringas contaminadas ou até mesmo de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.

Os números no Brasil...

Segundo o Ministério da Saúde estima-se que 866 mil pessoas vivem com a patologia no Brasil. Contudo, ser portador do vírus HIV não é o mesmo que possuir Aids.

Sobre a doença...

Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Sendo assim, como há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, é importante se proteger em todas as situações de risco e fazer o teste quando necessário.

Lembre-se que...

A transmissão do vírus ocorre por meio de sexo vaginal, oral e anal sem camisinha, bem como pelo uso de seringa compartilhada, transfusão de sangue contaminado e de mãe infectada para filho durante a gravidez, parto e amamentação.

Não se transmite o vírus por meio de: sexo protegido, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonete/toalha/lençóis, talheres/copos, piscina, banheiro, ou doação de sangue.

A melhor estratégia ainda é a prevenção...

Há quase 40 anos, em 1981, surgia o primeiro paciente portador de AIDS nos Estados Unidos. Mesmo ainda não existindo uma vacina, há vários métodos para sua prevenção. CUIDE-SE!



TAGS